fbpx
your ads here

advertisement

Início » Notícias » Harmonização perfeita para a Páscoa

Harmonização perfeita para a Páscoa

Postado por 0 Comentário(s)

DSCN8023 DSCN8036 DSCN8045

 

Que tal aquele tradicional e saboroso bacalhau acompanhado de um refrescante vinho branco no almoço de Páscoa? A receita do Bacalhau à moda do Porto é do chef Sidney Valério, do restaurante Armazen Urbano, de Curitiba, e o vinho para realçar o prato é o Malvasia – leve, refrescante e frutado – da Família Fardo Vinícola de Quatro Barras, na Região Metropolitana.

 

Para o preparo do prato, os ingredientes foram escolhidos criteriosamente – o tomate cereja, a cebola roxa, o pimentão (amarelo e vermelho), a batata bolinha e a couve de Bruxelas. “Tanto o confit de pimentão quanto a cebola roxa grelhados garantem um sabor adocicado ao prato que harmoniza perfeitamente com as características do rótulo que é o toque de nozes, mel e amêndoas”, explica o chef.

 

O bacalhau utilizado na receita é o português Bom Porto. Cada posta (alta e dessalgada) pesa em torno de 330 gramas, o que garante uma porção individual bem servida. “O ideal é grelhar o bacalhau em uma frigideira antiaderente por 7 minutos cada lado até chegar ao ponto, que é quando a posta começa a soltar as lascas”, comenta Valério.

 

De acordo com ele, o Bacalhau pode ser servido ainda com arroz de cambuci (pimenta de cheiro, adocicada e suave), que confere refrescância ao prato.

 

Dica do chef

Quando for elaborar um prato para harmonizar com um vinho, seja ele branco ou tinto, evite o uso de alho, cebola ou ovos, pois são ingredientes que roubam o sabor do vinho.

 

Acerte na temperatura

Diferente do tinto que é melhor ser apreciado a uma temperatura ambiente, entre os 16 e os 18 graus, o vinho branco deve ser servido muito fresco entre 8 e 10 graus.

 

Ingredientes: para quatro porções

1 kg de bacalhau

1 bandeja de tomate cereja

3 unidades de pimentão de cada cor

2 unidades de cebola roxa

2 bandejas de couve de Bruxelas

20 unidades de batata bolinha

 

Modo de preparo

Em um frigideira antiaderente, grelhar o bacalhau por 7 minutos cada lado até chegar ao ponto, que é quando a posta começa a soltar as lascas. Como o bacalhau já é dessalgado, não há necessidade de tempero. A batata bolinha deve assada com casca e no sal grosso. Após cerca de 20 minutos (mais ou menos) retire-a do forno e em outra frigideira junte-as aos pimentões, ao tomate cereja e a couve de Bruxelas, previamente grelhados. Por último, adicione a cebola roxa, para dar aquela rápida grelhada, apenas para tirar a acidez e manter a crocância.

 

Vinícola Família Fardo

Rodovia BR-116, km 69, 550, Quatro Barras

Funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h

Loja virtual: familiafardo.com.br

 

Armazen Urbano

Rua Dr. Manoel Pedro, 673, Cabral

Funcionamento: Diariamente, exceto aos domingos, das 17h às meia-noite, e aos sábados a partir das 11h

www.facebook.com/armazenurbanocabral

Categories

Notícias

Deixe um comentário

Nome:

E-mail: Comentário: