fbpx
your ads here

advertisement

Início » Notícias » Outubro Rosa

Outubro Rosa

Postado por 0 Comentário(s)

outubro rosa

 

Marias, Anas, Joanas, Antonias… todas mulheres, que neste mês do outubro estão abraçadas na luta contra o câncer de mama, doença que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para marcar a data, a Família Fardo Vinícola, de Quatro Barras, promoveu o primeiro encontro com mulheres da comunidade, no último sábado (24). Participaram do evento cerca de 50 pessoas. A conscientização foi um dos principais assuntos da pauta.

Neusa Aparecida Konart de Moraes, de 59 anos, abriu as discussões ao contar um pouco de sua história. “Hoje, tenho uma vida nova, acredito que pela fé, pela esperança e pelo otimismo que recebi da minha família e amigos. Com certeza, também um momento de grande aprendizado”, comenta Neusa, que já passou por duas cirurgias – quadrantectomia, em 2009, e mastectomia, em 2012.

Também participante, Morgane Stroparo, de 36 anos, deu o seu depoimento. Precocemente, aos 33 anos, ela também passou por todos os estágios da doença. “Achei que não teria forças para enfrentar tudo que passei, no entanto, com o apoio do meu marido e da minha família, com certeza, fez toda a diferença na minha recuperação”, destaca Morgane.

Janete Assunção, Regiane de Andrade Coradin e Lucia Messias também passaram pela experiência dolorosa e deixaram mensagens de força e otimismo aos presentes.
Idealizadora do evento, Justina Fardo, chamou a atenção para o autoexame como forma de prevenção. “O quanto antes for detectada a doença, melhores são as chances de tratamento e recuperação. Não se deve esperar sintomas para realizar uma consulta para a avaliação das mamas”, alerta Justina.

Categories

Notícias

Deixe um comentário

Nome:

E-mail: Comentário: